Esteticistas! Descubra como formalizar o seu negócio de forma certa.

O mercado de estética brasileiro é um dos maiores do mundo. Se nem a pandemia, que foi responsável por chacoalhar diversos setores da economia, conseguiu frear a forte expansão do mercado de estética brasileiro nos últimos anos, podemos afirmar que trata-se de um setor forte e estável. E que ainda tem grande oportunidade de crescimento.

Explicar esse crescimento não é difícil em um país onde ter uma boa imagem pessoal sempre foi uma das maiores preocupações dos brasileiros, em grande parte do público feminino, porém, cada vez mais, o público masculino vem reforçando essa máxima, ganhando representatividade nos tratamentos e procedimentos estéticos.

 

Diferença entre Clínica Estética e Centro Estético

Existe uma diferença entre os centros de estética e clínicas de estética. É importante que o empreendedor entenda cada uma delas para iniciar o projeto correto.

As clínicas de estética exigem profissionais técnicos (médicos), além do registro em órgão específico, uma vez que nesse tipo de empreendimento realizam-se cirurgias plásticas, botox, entre outros procedimentos orientados por profissionais habilitados.

Já os centros de estética não necessitam de profissionais técnicos responsáveis, mas recomenda-se que os tratamentos estéticos sejam feitos por profissionais qualificados, que nesse caso, são os esteticistas.

Os Centros de Estéticas oferecem serviços que não necessitam de nenhuma intervenção cirúrgica, como, por exemplo, limpeza de pele, massagem, depilação, hidratação, tratamento de acne, bronzeamento artificial, entre outros.

 

O que é necessário para abrir um centro estético?

Abrir um centro estético requer algumas especificidades, diferentes de alguns outros tipos de empresa. Confira a seguir tudo o que é necessário para montar um centro estético.

1 – Elabore um plano de negócios

Para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida, é preciso montar um plano de negócios. O plano de negócios serve para você definir os assuntos e os serviços que a empresa irá oferecer. Além disso, no plano de negócios é possível detalhar a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar no desenvolvimento da empresa.

Principais pontos do plano de negócio

  • Qual é o negócio?;
  • Quais os principais serviços?;
  • Quem serão os seus principais clientes?;
  • Onde o centro de estética será localizado?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

2 – Escolha o local

Um dos fatores que mais influenciam no faturamento é a localização do negócio. Dentre todos os aspectos que o empreendedor deve considerar ao procurar um ponto, os mais importantes são:

  • O perfil de renda dos consumidores locais;
  • O fluxo de pessoas e veículos desta localização
  • As condições de acesso e locomoção

O local ideal para abrir um centro estético é aquele próximo do centro da cidade ou em uma avenida movimentada. É importante também que seja em local de fluxo de pessoas com tendência de consumo, como bairros comerciais e shoppings centers.

3 – Contrate profissionais capacitados

O número de funcionários vai depender do tamanho do empreendimento e dos serviços que você irá oferecer. Normalmente, para abrir um centro estético é recomendado:

  • Auxiliar administrativo: que será responsável pelo atendimento aos clientes e agendamento dos serviços;
  • Esteticista ou tecnólogo em estética: que será responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas;
  • Por fim, mas não menos importante, vem o proprietário: que ficará responsável pelas atividades administrativas e financeiras.

Para conseguir atuar na profissão, o esteticista deve fazer cursos técnicos, tecnólogos ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.

4 – Estrutura e equipamentos necessários

A estrutura para abrir um centro estético deve ser feita com base em muito planejamento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para a implantação de um Centro de Estética, será importante o desenvolvimento de um projeto, considerando as normas e práticas de biossegurança, de forma a promover o bem-estar para clientes e funcionários. ivisórias, como por exemplo salas de

Neste segmento de mercado, é importante investir na estrutura. Crie um ambiente agradável, tanto a decoração ou quanto a paleta de cores devem passar serenidade e leveza. Uma boa iluminação e, até mesmo, plantas servem para sua empresa garanta uma boa impressão com os clientes.

Lembre-se: Os empreendedores que desejam abrir um centro estético precisam estar sempre preocupados com o seu público, atendendo sempre suas necessidades.

Os principais equipamentos para abrir um centro estético são:

  • Vaporizador;
  • Aparelho de micro correntes;
  • Aparelho para vacuoterapia/eletro sucção;
  • Maca para depilação e massagem – fixa e portátil;
  • Aparelho para terapia endérmica não invasiva;
  • Aparelho para termo terapia;
  • Aparelho ionizadores;
  • Aparelho para peeling;
  • Almofadas térmicas vibratórias;
  • Mantas térmicas;
  • Cadeira para massagem anti-stress;
  • Carrinhos auxiliares para aparelhos e acessórios;
  • Cadeira reclinável para limpeza de pele e massagem facial;
  • Cadeiras para bancadas com espelho;
  • Lavatórios para cabelos;
  • Poltronas hidráulicas;
  • Cadeiras de manicure;
  • Carrinho para manicure;
  • Entre outros.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

5 – Divulgação e dicas

Uma comunicação adequada é aquela que condiz com o seu público-alvo. Uma pesquisa de mercado é uma ótima estratégia para identificar onde o seu público-alvo é mais ativo, pois assim você saberá onde concentrar todos os seus esforços.

A divulgação do centro estético é um dos componentes fundamentais para se ter sucesso neste ramo. O empreendedor pode apostar tanto nos meios tradicionais, como folder e flyers para distribuir em regiões com grande fluxo de pessoas. Ou então, por meio dos canais digitais.

Como formalizar o seu Centro de Estética?

Abrir um centro estético envolve burocracias e exigências assim como qualquer outro negócio. Mas, não precisa se preocupar.

Para garantir que tudo ocorra bem, você deve estar atento a legislação envolvida, documentação necessária e ter em mente o tipo de negócio que você deseja abrir, se você contará com sócios, entre outras demais informações que impactarão no regime tributário do centro estético.

Para te ajudar com essas etapas burocráticas, ressaltamos a importância de se contar com a consultoria de um contador especializado em abertura de centros de estética.

Gostaria de abrir um Centro de Estética, mas não sabe como? Veja o passo a passo a seguir:

1 – Identifique o tipo de atividade

Antes de decidir qualquer questão, é importante identificar o segmento de atividade que o seu centro de estética atuará.

2 – Escolha a natureza jurídica

Para ajudar a definir o regime jurídico no qual a sua empresa se enquadra, é indispensável que se verifique a natureza jurídica da mesma.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é imprescindível, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas.

Existem diversas naturezas jurídicas para empresas, tais como:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

A partir do faturamento da empresa, você irá definir qual o porte dela.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$ 81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$ 360 mil e vai até R$ 4,8 milhões.

 

4 – Reúna a documentação necessária

É obrigatório a apresentação de documentos importantes na hora de abrir um centro estético. Alguns desses documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso, é importante que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e se atente a todas as datas e prazos estipulados.

Confira a seguir alguns dos documentos necessários para abrir uma empresa.

Os documentos necessários para abrir um centro estético são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Todos esses documentos devem ser levados até a Junta Comercial do Estado para que possam ser protocolados e, assim, a sua empresa estará registrada perante os órgãos oficiais ou busque a Contabilidade do Empreendedor para realizar esses procedimentos de forma simples e Online.

Também é importante ressaltar que para solicitar o Alvará de Funcionamento será preciso apresentar algumas documentações, que são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Como montar um centro estético com sócios?

Caso você abra um centro estético com sócios, além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar estes outros:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Baixe o ebook gratuito “Como abrir uma empresa”

Abrir um centro estético não é nada fácil, como você pôde perceber! Mas, não se preocupe: a Contabilidade do Empreendedor desburocratiza isso para você. Faça o download gratuito do ebook “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso ao passo a passo completo para abrir seu próprio negócio. Baixe agora mesmoé grátis!

 

Contabilidade Digital

Nós, da Contabilidade do Empreendedor realizamos todo o processo para que o seu centro estético seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, contabilidade para MEI’s e muito mais.

Entre em contato conosco queremos iniciar o seu próximo projeto de sucesso de forma simples e fácil clicando abaixo:

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